Menu

terça-feira, 28 de junho de 2011

Heroínas nos quadrinhos

Como bem lembraram Dóris e Raphaela, as heroínas não costumam ser lembradas quando imaginamos uma relação com nossos heróis preferidos. Isso também acontece quando nos referimos às histórias em quadrinhos.

Ao perguntarmos a alguém sobre quais seriam as grandes heroínas das HQs, o primeiro nome de peso que surge é quase sempre da Mulher-Maravilha, que reina absoluta em nosso imaginário desde o seu surgimento, nos anos 40. Mas há bons exemplos mais recentes, como Promethea, de Alan Moore e J. H. Willians III, que aparece lá no site na sessão "Na Pilha".

Buscando preencher esta lacuna, as editoras estão investindo em novas personagens, que já ganharam inclusive adaptações para outras mídias - como aconteceu e Withblade, da Top Cow, e deve ocorrer com Jessica Jones, da Marvel, ambas protagonizando seriados de TV.

Lembra de mais alguma heroína dos quadrinhos? Ou acha que mulheres não combinam com este tipo de personagem?

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Um herói de 24 quilates

Tem gente que tem birra de livros em série, e passa longe de trilogias, por exemplo.

Mas que tal dar uma chance a um herói que vem em 24 volumes?

É o que a Doris Dias está propondo lá na nossa leitura.

E você, já leu algum livro sobre Richard Sharpe? Tem um preferido? Ou alguma outra série que também merece uma chance?

Heroínas no cinema

Doris me deixou intrigada com seu tópico. Será que ninguém lembra das mulheres quando o assunto é aventura?

Acredito que no cinema existe mais espaço para as heroínas. Pra mim, é impossível pensar em heroísmo e não lembrar da Tenente Ripley do filme Alien, ou da Noiva vivida por Uma Thurman em Kill Bill.

E vocês? Alguma heroína cinematográfica?

domingo, 26 de junho de 2011

Couvert de Fierro

Você já viu no site do Aventura de Ler que está à venda no Brasil a "Fierro Brasil 1 / Antologia de Historietas Argentinas da Revista Fierro e de Quadrinhos Brasileiros"? Todas as informações estão lá, menos o preço: R$ 59,00 nas livrarias e R$ 50,00 no site na editora. Achou caro? Mas são 160 páginas!

Bem, se você não conhece a revista original dos hermanos, vale a pena visitá-la na internet, em http://blogs.pagina12.com.ar/revistafierro/. Não espere encontrar quadrinhos grátis por lá, mas muita informação. Uma dica: veja os blogs que a Fierro recomenda: neles sim, você vai achar HQs pra se divertir.

Aliás, há cada vez mais quadrinhos on-line para ler de graça. Você recomenda algum endereço?

sexta-feira, 24 de junho de 2011

O que vem antes, as imagens ou a imaginação?

Domingo passado, terminou a primeira temporada de Game of Thrones nos Estados Unidos. A série foi aplaudida pelos críticos e, segundo a HBO, conseguiu, em média, 8.300.000 pessoas por semana, na soma das transmissões pela televisão (3.900.000), com a gravação dos programas e a assistência “on demand”.

A segunda temporada começa a ser filmada em 25 de julho e, como se sabe, cada uma corresponde a um volume do livro As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin, oportunamente rebatizado com o nome da série. Aqui no Brasil, Game of Thrones também faz sucesso.

A audiência puxou as vendas do livro. O primeiro volume em edição de bolso está no topo da lista de best-sellers do New York Times (13 semanas na lista) e em quinto, na lista que soma impressos e e-books (10 semanas por ali). Está em primeiro lugar entre os mais vendidos em ficção, no último ranking da revista Veja.

Isto costuma acontecer, mesmo. Você também lê o livro depois de vê-lo filmado, ou prefere ler primeiro?

quarta-feira, 22 de junho de 2011

A Escola Godzilla de Heroísmo

Pode parecer estranho, a princípio, mas você provavelmente já esbarrou em algum discípulo dessa escola - mesmo sem saber. Na televisão, nos quadrinhos, no cinema e nos livros, eles estão por toda a parte, e conquistando cada vez mais seu espaço.

Será que os heróis de hoje em dia são iguais aos heróis do passado?

Quem é o seu herói na ficção?

Aventura de Ler iniciou falando de heróis e personagens marcantes da ficção. Entrevistamos dezenas de pessoas para saber quem eram os seus heróis favoritos e editamos os melhores depoimentos. Veja o vídeo em nossa página!

Tem gente que confunde protagonista com herói, mas aí fica valendo o encantamento que o personagem exerce sobre cada um. Certamente ficaram faltando nomes nessa galeria, mas durante todo o mês vamos ter entrevistas em vídeo, marretices e textos assinados sobre o tema que podemos discutir aqui e aproveitar para incluir outros nomes e ir consolidando a nossa primeira enquete.

Onde estão as heroínas?





Dóris Dias - Homens e mulheres escolhem heróis, poucas moças escolheram heroínas.
Afinal, aventura é coisa de macho?! Onde estão as heroínas?
Eu adoro a Nikita e a Lisbeth Salander...